Google lança recurso de acesso remoto ao computador via Chrome


A Google não está reinventando a roda, com um novo recurso em fase de testes que permite que dois computadores usando seu navegador Chrome se conectem. Mas, integrar a funcionalidade de desktop remoto em seu produto é algo bem-vindo para quem precisa de ajuda a distância.

Chamado de Chrome Remote Desktop, o novo recurso está em fase de teste beta e permite a conexão entre dois computadores que tenham o navegador Chrome, incluindo sistemas Windows, Mac, Linux e Chromebooks.

A ferramenta permite acessar todo os dados em um computador remoto e exige que a pessoa compartilhando o acesso ao seu computador dê um código/senha para a pessoa, que fará o acesso remoto. Essa autenticação precisa ser feita toda vez que o usuário quiser controlar uma máquina remotamente. A companhia liberou a nova extensão para o Chrome na sexta-feira, dia 7/10.

O recurso poderá ser útil para pessoas que precisam de assistência técnica de profissionais de TI em lugares difíceis de chegar, por exemplo. As empresas também usam serviços parecidos ao treinar funcionários para usarem novos sistemas ou programas.

Outros produtos do mercado que dão acesso a outros computadores via Internet incluem o TeamViewer, que é gratuito para uso não-comercial, e um site chamado join.me, que também pode ser usado de graça, entre outras opções.

A Google afirma que o objetivo dessa versão beta  é demonstrar o princípio da tecnologia de acesso remoto pelo Chrome e receber feedback dos usuários.

Fonte: IDG Now

Deixe um comentário