Vício em videogame é vontade de ser outra pessoa, diz pesquisa


Uma pesquisa realizada por cientistas da Universidade de Essex revelou que, diferentemente do que muita gente pensava, pessoas viciadas em videogames não querem fugir da realidade. A pesquisa aponta que jogos como The Sims e Call Of Duty são tão agradáveis de jogar porque permitem aos jogadores experimentar habilidades inexistentes na vida real. No entanto, segundo os estudos, os gamers têm mais facilidade de ficar viciados quando simpatizam com os traços de personalidade do personagem.

Gamer hardcore. (Foto: Divulgação)
Gamer hardcore. (Foto: Divulgação)

Os cientistas também afirmam que pessoas usam jogos como meio de encontrar seus ideais de vida, ao invés de apenas escapar da realidade monótona do cotidiano. “Eu estava ansioso com os resultados que mostraram que as pessoas não estavam fugindo de si mesmas, mas sim correndo na direção de seus ideais”, disse Andy Przybylski, pesquisador-chefe do estudo “Eles não estão fugindo para lugar nenhum, eles estão fugindo para algum lugar”.

Os gamers que de alguma forma simpatizam com o personagem controlado conseguem ter uma apreciação ainda maior pelo jogo, se comparado com os jogadores que não tem nada em comum com o personagem.

Os pesquisadores estudaram milhares de jogadores dentro e fora dos laboratórios. Também foi avaliada uma grande variedade de jogos, dos mais variados estilos, como o The Sims, um simulador de realidade, jogos de tiro como Call of Duty e até mesmo estratégicos como o World of Warcraft.

Os gamers foram questionados sobre como se sentiam a respeito das características dos personagens e quais características eles mais gostariam de ter. Com isso, os cientistas descobriram que as pessoas também gostam de controlar personagens com traços de personalidade que eles gostariam de ter.

A pesquisa teve o intuito de descobrir cientificamente porque os gamers se divertem tanto. Ela parece ter sido bem-sucedida, mas o que você acha dos resultados? Concorda ou discorda? Deixe sua opinião nos comentários.

 

Fonte: Daily mail/techtudo

Sobre DarthTec
May the tech be with you

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: