Plugin falso do Flash no Mac instala trojan e deixa usuários expostos


Recentemente, foi criado um trojan para Mac OS capaz de infectar facilmente usuários desavisados. O instalador se chama FlashPlayer.pkg e vem com a imagem do Adobe Flash, dando a ideia de que o usuário está instalando o plugin original do Flash.

Flaso FlashPlayer (Foto: Reprodução)
Flaso FlashPlayer (Foto: Reprodução)

O trojan altera o arquivo host do OS X fazendo com que qualquer busca no Google seja redirecionada para um servidor na Holanda, responsável por modificar todos os resultados e gerar janelas pop-up. Até o momento, os pop-up estão em branco. Alguns acreditam que ele esteja assim porque o servidor está sobrecarregado, já outros acham que o desenvolvedor do trojan esteja esperando uma proposta de publicidade nesses pop-ups.

Os computadores da Apple ficaram conhecidos por serem muito resistentes contra qualquer tipo de malware e infecções de vírus: nem mesmo de antivírus ou antispyware eles precisavam. Comparado aos computadores que rodam Windows, o Mac OS sempre apresentou um número menor de relatos de infecção. O problema é que, quando ocorre uma infecção em massa no Mac, as notícias se espalham com mais velocidade justamente por causa da sua fama de sistema operacional seguro.

Casos como o do Mac Defender – um malware que dizia que iria proteger o seu Mac enquanto na realidade não se passava de um trojan – demonstram que a luta da Apple contra vírus e trojans está cada vez mais difícil. Isso acontece porque o Mac OS X está ficando mais popular e, por isso, atrai a atenção de criadores de malware.

Para ter certeza que a você está instalando a verdadeira versão do Flash Player, baixe diretamente do site da Adobe.

 

Fonte: Thiq/techtudo

Sobre DarthTec
May the tech be with you

One Response to Plugin falso do Flash no Mac instala trojan e deixa usuários expostos

  1. “Os computadores da Apple ficaram conhecidos por serem muito resistentes contra qualquer tipo de malware e infecções de vírus: nem mesmo de antivírus ou antispyware eles precisavam.”

    Não sei se nesta frase está dando a entender que os computadores da Apple não executam virus criados para infectar sistemas operacionais Windows, desde que eu saiba e a própria Apple alega, que se for criado um virus específico para atacar produtos Apple é necessário sim um antivirus, eles alegam e isso é comprovado por várias pesquisas encontradas na internet, o número de virus para windows é muito maior que para OS X ou versões antigas.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: