Alemães criam rede de 800 Mbps usando lâmpadas de luz


Pesquisadores alemães criaram um sistema de transmissão de dados utilizando um sistema de iluminação com lâmpadas LED. Graças a novidade, esse sistema pode ser combinado com as redes Wi-Fi e PLC (via rede elétrica), permitindo o envio e recebimento de dados da Internet em alta velocidade na sua casa ou escritório.

Por conta do seu baixo consumo de energia, não haveria problemas em usar LEDs pela manhã  (Foto: Reprodução)
Por conta do seu baixo consumo de energia, não haveria problemas em usar LEDs pela manhã (Foto: Reprodução)

A tecnologia de envio de dados através das lâmpadas LED brancas foi desenvolvida na Alemanha, no Instituto Fraunhofer de Telecomunicações, com sede em Berlim. Os pesquisadores trabalharam em busca de uma alternativa de transmissão de dados, como parte de um projeto criado pela União Europeia, denominado OMEGA Home Gigabit Acess. A unidade de iluminação é composta por uma lâmpada LED convencional e um simples modulador para controlar a cintilação.

Cada lâmpada LED transmite os dados através do piscar das lâmpadas, que é imperceptível ao olho humano em virtude de sua altíssima velocidade. No começo desse ano, os pesquisadores conseguiram alcançar a velocidade de 500 Mbps com LEDs brancos. Agora, usando uma combinação de cores (branco, verde, azul e vermelho), eles alcançaram a velocidade de até 800 Mbps, o que a torna uma opção muito interessante para transmissão de arquivos de grande volume, como filmes e instaladores de jogos.

Arte ilustrando o uso da tecnologia (Foto: Reprodução)
Arte ilustrando o uso da tecnologia (Foto: Reprodução)

O único inconveniente que o projeto encontra nesse momento é que o sinal dessa rede pode ser facilmente bloqueada se a lâmpada for coberta, ou se houver alguma sombra bloqueando a projeção da luz da lâmpada. Eles recomendam que o novo sistema seja um recurso complementar, e não um substituto para as atuais redes Wi-Fi, 3G ou PLC.

O novo sistema poderia também ser utilizado em hospitais, ou em locais onde o Wi-Fi e o 3G podem causar problemas de interferência em equipamentos sensíveis.

 

Fonte:  Engadget/SlashGear/techtudo

Sobre DarthTec
May the tech be with you

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: