Panasonic Lumix S1


Testamos a Lumix S1, uma boa opção para quem quer uma câmera simples, mas de qualidade.

Análise e texto por Maudy Tadeu Pedrão

Ser um bom fotógrafo não é pré-requisito para tirar boas fotografias quando se tem em mãos a Lumix DMC-S1. Com 12,1 megapixels de resolução e estabilizador de imagem, a câmera é equipada com uma lente grande angular (28 mm) que promete dar conta tanto de retratos quanto de belas paisagens.

Os ajustes da câmera, por sua vez, ficam por conta da tecnologia IA, que identifica a cena e faz as definições ideais automaticamente, de acordo com o foco escolhido. Fotos bonitas sem sacar nada de fotografia: a proposta é boa, mas será que na prática funciona?

(Fonte da imagem: Panasonic/Divulgação)

Especificações

  • Dimensões: 98,8 mm x 58,8 mm x 20,9 mm
  • Peso: 117 g (com cartão e bateria)
  • Resolução do sensor: 12,1 MP
  • Formato de arquivos: fotos em JPG e vídeos em MOV
  • Zoom óptico: máximo 7,8x
  • Zoom digital: máximo 4x
  • ISO máximo: 16000
  • Flash externo: ~40 cm a 3,3 m (grande angular)
  • Visor: 2,7″ TFT LCD
  • Memória interna: 20 MB
  • Cartão de memória SD/SDHC/SDXC
  • Bateria: íon-lítio
  • Preço: R$ 399

Design

A Lumix S1 tem uma aparência moderna e robusta, com cantos arredondados, e está disponível nas cores preta ou rosa, com detalhes em prata. A câmera pesa 117 gramas, com a bateria e o cartão de memória inclusos, mostrando-se leve o suficiente para ser levada para qualquer canto, no bolso do casaco ou da calça.

Botões bem dispostos permitem interagir com o menu, sem fugir à regra das câmeras que temos hoje no mercado. Inovação zero. E para quem tem mãos grandes, o manuseio dos controles pode ser um pouco frustrante – os botões são um tanto pequenos.

Na primeira “pegada”, já percebemos: é uma pena que a Lumix S1 não tenha “ranhuras” no corpo para apoiar os dedos e oferecer mais segurança no manuseio. A pintura estilo “black piano” torna a câmera bastante lisa. Então vai a dica: use a cordinha para prendê-la junto ao pulso.

Além disso, o corpo engordura facilmente. Por ser um produto voltado para jovens, que tiram fotos a todo o momento e em qualquer lugar, um acabamento fosco evitaria as irritantes marcas de dedo na câmera – em especial no visor LCD.  O aparelho não é imune a riscos, mas aguenta os impactos rotineiros sem grandes danos.

Usabilidade

A LumixS1 é rápida ao ligar e desligar e permite navegar pelas fotos e vídeos armazenados com um clique: basta apertar play. Todas as funções e configurações são bem intuitivas e, com a ajuda dos ícones, pode-se encontrar a função procurada com facilidade.

O acesso aos modos de cena é feito por meio de botões localizados na parte traseira da câmera. Com poucos cliques você pode escolher entre o IA (autointeligente), modo normal, modo cenário ou vídeo. Supersimples e objetivo. Sentiu falta das opções de sol, neve e retrato? Elas estão em um submenu, dentro do modo cenário.

Qualidade de imagem

Fotografia

Definir a qualidade da imagem em “alta” (4000 x 3000 e 3,2 MB em média) é ótima para impressões em gráficas e muito mais do que suficiente para compartilhar os cliques com seus amigos em redes sociais.

A lente grande angular (28 mm) da Lumix S1 não apresenta distorções nas imagens em alta qualidade, mas alterações podem ser percebidas em fotos de menor definição. Comum em outras câmeras concorrentes, a característica de distorção não é um ponto com que o usuário deva se preocupar.

As cores vibrantes das fotografias tiradas com a Lumix S1 são uma característica que merece destaque. A estabilização da imagem em movimento, no entanto, deixa um pouco a desejar, já que para manter a imagem nítida, peca no contraste e nas cores.

Videos

A Lumix S1 salva os vídeos no formato MOV. O formato proprietário da Apple exige que você tenha o codec do QuickTime instalado em seu computador para poder visualizá-lo. Durante o teste, um “fio” vertical tomou parte da tela. Ponto negativo. A gravação em 1080p é ótima e um filme de 13 segundos acabou pesando 27 MB.

 

Fonte: Baixaki

Sobre DarthTec
May the tech be with you

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: